quinta-feira, 18 de março de 2010

DIA DO PAI

É certo que não devemos esperar por este dia para homenagear os nossos Pais, que, a julgar pelo meu, são uma das pessoas mais importantes da nossa vida.
No entanto, como conselheira em aleitamento materno, quero aproveitar para deixar aqui uma homenagem a todos os Pais que, pela sua dedicação, quer aos filhos, quer às mães dos seus filhos, tanto contribuem para que estas os amamentem com sucesso.
Aos que se sentem inseguros e pensam que a amamentação apenas depende da mãe, aproveito para deixar uma mensagem: o sucesso do aleitamento materno também depende dos PAIS!

O que podem fazer para contribuir para esse sucesso?


- Encorajar e incentivar a mãe a amamentar, fazendo desta uma decisão tomada a dois;
- Amar a mãe, de forma que esta se sinta segura e confiante, factor decisivo para aumentar a produção de leite e promover a eficácia da amamentação;
- Partilhar tarefas, como por exemplo, o cuidado de filhos mais velhos, se existirem, para que a mãe se possa ocupar da amamentação do bebé com tranquilidade;
- Estar presente no momento da amamentação, ajudando mãe e bebé a posicionar-se, chegando o material necessário à mamada, colocando bebé a arrotar no final...
- Estabelecer uma relação forte com o bebé, interagindo com ele desde o início.

Nunca é demais lembrar que o leite materno é o alimento mais adequado para o bebé, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Bem hajam, PAIZINHOS...

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta semana numa consulta com o meu filho fiquei a saber que este centro de saude tinha um blog.
Engraçado e com alguma informação,como pai gostei bastante desta mensagem simpática do dia do pai.
Mas como pai ficaria ainda mais satisfeito que a próxima vez que tivesse que entrar neste mesmo centro de saude para uma consulta com o meu filho, não tivesse que literalmente levar com o fumo do tabaco fumado dentro dos consultórios médicos, e mais engraçado pelos próprios médicos.
O corredor de acesso aos gabinetes apresentava algum fumo.
Uma vergonha................