segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO 2010

Este ano dedicada ao tema "Apenas 10 passos - O caminho Amigo do Bebé", a Semana Mundial do Aleitamento Materno comemora-se de 4 a 10 de Outubro.


Tem como objectivos:
- Valorizar o contributo dos Dez Passos
- Revitalizar actividades nos serviços de saúde e na comunidade
- Informar todas as pessoas de que a protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno constitui um direito da mãe, um direito da criança e um direito humano.
- Garantir que os profissionais de saúde que prestam cuidados a mães e crianças estão preparados para o aconselhamento em alimentação dos lactentes.

Vários estudos demonstraram que a aplicação dos 10 passos contribui para o início da amamentação e para o aumento do aleitamento materno exclusivo.


Mas afinal, o que são os 10 Passos?

Os 10 Passos são um resumo das principais recomendações de uma Declaração Conjunta da OMS e da UNICEF sobre Protecção, Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno e descrevem como as maternidades (mais tarde incluidos também outros serviços de prestação de cuidados materno-infantis) podem apoiar a amamentação.

Mais uma vez o Centro de Saúde de Eiras não quis deixar de se associar a esta comemoração, sensibilizando profissionais e utentes para o tema com a afixação dos "10 Passos" no serviço, com divulgação de panfletos e com a distribuição de Laços Dourados, símbolo do aleitamento materno, cujo significado é também explicado.

Contudo, a maior comemoração que podemos fazer é continuar a incentivar, apoiar e ajudar todas as mães que nos chegam diariamente, mês após mês, ano após ano e que encontram nos profissionais deste centro de saúde o encorajamento necessário à sua decisão de amamentar os seus filhos.


Vale a pena ver!

Sem comentários: