quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PROGRAMA DE RASTREIO DO CANCRO DA MAMA

O cancro da mama é dos mais frequentes na mulher, sendo responsável por elevada mortalidade entre as mesmas.
Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), aparecem em Portugal 4500 novos casos de cancro da mama por ano, 11 por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença.
São estes os números que justificam a necessidade de um programa organizado de rastreio do cancro da mama. Em Portugal esse Programa de Rastreio é efectuado pela LPCC, em colaboração com os Centros de Saúde. Actualmente, este cobre já toda a nossa Região Centro, utilizando Unidades Móveis que se deslocam aos Centros de Saúde / Concelhos a cada 2 anos, afim de realizar mamografias a todas as mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos de idade, inscritas nos mesmos.

Rastreio do cancro da mama no Centro de Saúde de Eiras

O início do rastreio no Centro de Saúde de Eiras está agendado já para o próximo dia 7 de Setembro de 2009, prolongando-se por cerca de 1 mês, até que todas as senhoras (45-69 anos) estejam rastreadas. (Informação cedida via telefone pela LPCC).
Todas as senhoras nesta faixa etária, inscritas neste Centro de Saúde deverão receber, ou ter já recebido em casa uma carta convocatória, com indicação da data, hora e local onde se deverá dirigir para efectuar uma mamografia.
Os dados são cedidos pelo Centro de Saúde, pelo que se deve assegurar que a sua morada está correcta.
Caso não tenha recebido qualquer informação até à data prevista para o início do rastreio, ou precise de esclarecer alguma dúvida, poderá contactar a Unidade Fixa da LPCC, sita na Rua Dr. Pedro Monteiro, pelo telefone 239487490
Uma vez iniciado o Rastreio, será reconvocada de 2 em 2 anos para proceder a nova avaliação. Caso surjam sinais ou sintomas no intervalo destes 2 anos, deve dirigir-se ao seu médico de família.

E antes dos 45 anos?

De facto, apesar do risco de ter cancro da mama aumentar a partir desta idade, não quer dizer que não possa surgir antes.
Todas as mulheres devem ser alertadas desde jovens para a importância de realizarem o auto-exame da mama e de serem seguidas pelo seu médico de família ou ginecologista.

Sinais/sintomas a que deve estar atenta:
ð Pequeno nódulo ou espessamento localizado que se palpa;
ð Assimetria entre as duas mamas (alterações de tamanho, cor ou forma);
ð Deformação ou rigidez dos contornos da mama;
ð Retracção da pele;
ð Retracção do mamilo, corrimento, descamação ou ferida;

Ainda que a presença destes sintomas nem sempre se deva a cancro (felizmente), mais vale prevenir que remediar! Não enterre a cabeça na areia. Saiba que um diagnóstico precoce permite não só a utilização de tratamentos menos traumáticos e mutilantes, como também uma sobrevida mais longa e livre de doença.

Uma vida feliz!





Andreia Rocha
Enfermeira

Sem comentários: