sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM)

O Dia Mundial do Aleitamento Materno é lembrado no dia 1 de Agosto. Contudo, como tal data coincide normalmente com período de férias, o que se comemora é a SMAM, coincidindo com a 1ª semana de Outubro.

Este ano, decorrerá entre 5 a 11 de Outubro subordinada ao tema: Aleitamento Materno - Resposta Vital nas Emergências: Está preparado?

Nenhum país está livre de sofrer alguma catástrofe, seja ela natural ou provocada pelo homem (incendios, inundações, tremores de terra, etc.).
As situações de catástrofe colocam em risco a saúde e a sobrevivência da população. São caracterizadas por distúrbio, insegurança, problemas de salubridade, falta de água potável, alimentos, combustíveis, cuidados médicos e abrigo.

Como em quase tudo resto, também em situações de emergência são as crianças as mais vulneráveis.


Quais as vantagens do aleitamento materno em situações de emergência?

Ao amamentar os seus filhos, as mães estão a proporcionar-lhes água e allimentação limpas, seguras, isentas de contaminação e ainda a protegê-los contra as infecções.
Os riscos do aleitamento artificial tornam-se mais evidentes em situações de emergência visto não protegerem o bebé contra as infecções, tornando o seu intestino mais vulnerável, para além das complicações que podem surgir devido à falta de água potável para preparação do leite, bem como a impossibilidade de esterilizar e lavar biberões.
Neste âmbito, o Centro de Saúde de Eiras, integrado no Agrupamento Baixo Mondego I, aposta no aleitamento materno e sugere algumas actividades interessantes para grávidas e mães, a decorrerem no Centro de Saúde. Aqui fica a programação, bem como um convite à participação dos utentes.
6 Outubro (3ª feira) – 15h – Partilha experiências entre grávidas, lactantes e ex-lactantes
7 Outubro (4ª feira) – 14:30 – Sensibilização dos profissionais do C.S. para a importância de uma política do aleitamento materno na instituição
8 Outubro (5ª feira) – 16h – Workshop pano porta bebés
9 Outubro (6ª feira) – 14:30 – Workshop massagem infantil
10 Outubro (Sábado) – 16:30 – Encerramento SMAM - Concerto para bebés – Tutti Ensemble – Maestro João Ventura (LOCAL: Igreja S. José)

Sem comentários: