domingo, 15 de junho de 2008

Alcoolismo

Margarida Rodrigues, Enfermeira Graduada

Não se trata de uma fraqueza do carácter, nem de um vício, mas sim de uma DOENÇA.
O alcoolismo é caracterizado por uma dependência do álcool (etanol), tanto a nível físico como psíquico. Isto acontece quando o indivíduo, por mais esforço que faça, não consegue abster-se do consumo de bebidas alcoólicas, levando-o ao seu consumo descontrolado. A necessidade de beber preenche os seus pensamentos, alterando por completo o seu comportamento.
Numa primeira fase, por razões diversas, certas pessoas encontram no álcool efeitos tão particulares e vantagens tão importantes do ponto de vista psíquico e/ou social que não conseguem prescindir dele, levando-os a um consumo de risco, ou seja, o indivíduo consegue arranjar inúmeros pretextos para beber em sociedade.
Depois, a tolerância aumenta e há uma necessidade de beber cada vez mais para sentir os mesmos efeitos, caindo rapidamente num consumo problemático. Nesta fase, o indivíduo afasta-se o pouco a pouco dos outros e começa a perder interesse pelas actividades de vida diária. Bebe diariamente, muitas vezes ás escondidas e luta para controlar o consumo. Infelizmente nesta fase já existe um sério risco de alcoolismo e dificilmente ele consegue passar períodos longos sem beber, instalando-se assim a dependência. O álcool domina a vida do indivíduo que se tornou totalmente dependente. Ou seja, bebe para não sentir os efeitos da sua falta, o seu organismo tem necessidade de álcool para funcionar “normalmente”. O alcoólico torna-se uma pessoa insegura, perde as suas ambições, há uma diminuição das suas faculdades intelectuais, torna-se desconfiado e muitas vezes retraído.
E a família?! Esta sofre também as consequências dessa mudança. Principalmente, as pessoas mais próximas são atingidas no plano afectivo e no seu quotidiano, acabando por se sentir tão desamparadas como o doente alcoólico.
O alcoolismo é portanto, mais que um problema individual, na medida em que atinge a família no seu conjunto. A sua solução não é fácil, mas é ultrapassável, havendo uma necessidade premente de conhecer esta doença, de desfazer mitos, falsos conceitos e ideias pré-concebidas.
Um dos primeiros passos, fundamental para ajudar um membro da família que seja alcoólico, consiste em procurar ajuda fora do sistema familiar. Toda a família tem necessidade de ajuda e de apoio por parte de pessoas que conheçam bem o alcoolismo e as consequências desta doença. Existem serviços especializados e grupos de auto ajuda, que aconselham e acompanham os doentes alcoólicos e seus familiares, na resolução dos seus problemas.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Alcoologia, existem em Portugal cerca de 600.000 dependentes do álcool, e haverá cerca de 2.400.000 pessoas que sofrem directa ou indirectamente as consequências desta doença. Sendo assim, cabe a cada um de nós estar informado e alertado para esta problemática, para da melhor forma poder ajudar.

CENTRO DE SAÚDE DE EIRAS
TELF. 239499500

Sem comentários: