domingo, 22 de junho de 2008

Vacinação…” Momento de dor ou Acto de Amor! ”

Conceição Castro, Enfermeira Especialista de Saúde Pública

A vacinação tem sido e continuará a ser um momento de angústia e dor para pais e filhos.
Os primeiros sentem que as vacinas conferem protecção contra algumas doenças infecciosas, que podem matar ou deixar sequelas muito graves, mas, o choro do seu filho “destroça – lhes o coração”.
Os segundos não percebem porque os seus pais os levam a um local onde “ pessoas de bata branca “ os magoam com “picas” nas pernas ou braços. Mas será que a vacinação tem que ser vista desta forma?. Não será um acto de amor que os pais estão a dar aos seus filhos?. Logo, quanto mais cedo as crianças perceberem o amor presente neste acto, mais facilmente aceitam a dor da vacinação.
Fazendo uma retrospectiva histórica, verificamos que até ao início do século XX, milhares de crianças morriam com doenças típicas da infância tais como; difteria, tétano, tosse convulsa, sarampo, poliomielite etc.. Progressivamente com a descoberta e produção de vacinas, esse cenário foi-se alterando significativamente. Como exemplo e apenas referente a quatro doenças, apresentamos no quadro
seguinte os dados comparativos do último decénio anterior ao início do PNV e do último decénio do século XX, DGS (2005).


A vacinação é praticada em Portugal com carácter universal e gratuito desde 1965, com a implementação do 1º PNV (plano nacional de vacinação).
Pretendeu-se assegurar o controlo de algumas doenças infecciosas para as quais existiam vacinas eficazes e seguras e cuja incidência e letalidade eram elevadas. Actualmente é constituído por um esquema vacinal composto por vacinas contra a poliomielite, difteria, tétano, tosse convulsa, tuberculose, sarampo, parotidite, rubéola, hepatite B e o haemophilus Infuenzae tipo B.
Mais recentemente, em 2006, é introduzida a vacina contra o meningococo C.
Neste momento, e após milhões de crianças e adultos vacinados, verifica-se um elevado numero de indivíduos imunizados, estando controladas ou eliminadas as doenças abrangidas pelo PNV. Contudo, ainda existem alguns grupos susceptíveis, grupos étnicos que não aceitam a vacinação e, apesar de durante a infância não contraírem as doenças pela imunidade de grupo garantida pelas crianças vacinadas, podem contrai-las na juventude ou idade adulta.
No entanto, relativamente ao tétano não existe imunidade de grupo, a imunidade contra a toxina tetânica é apenas induzida pela vacinação. Estudos realizados pela DGS, indicam, que decresce a partir dos 40 anos o nº de indivíduos protegidos contra a toxina do tétano, o que os faz ser susceptíveis.

O que é afinal a vacina e como funciona?
A vacina é um produto derivado ou quimicamente idêntico ao agente infeccioso causador de doença, que depois de inoculado no organismo humano vai provocar imunidade para uma determinada doença, através de um mecanismo idêntico ao desencadeado pela própria infecção natural, produzindo anticorpos específicos.
A vacinação vai desencadear uma resposta do sistema imunitário, mas sem causar doença.

Se não está vacinado, faça-o… pois a vacinação é gratuita e não custa nada! Os seus filhos agradecem….

Sem comentários: