domingo, 15 de junho de 2008

Terapias Complementares


Anabela Baptista, Enfermeira Especialista em Saúde Infantil




Quando o homem, apesar da incessante busca, não encontra respostas para as suas questões de saúde na medicação e orientação tradicional, normalmente parte em busca das orientações e terapêuticas ditas não convencionais, complementares ou alternativas, virando as costas aos métodos tradicionais e por vezes reclamando da sua falência e contestando os seus resultados. Normalmente, faz o mesmo processo repetidas vezes, sem sequer dar tempo a que a terapêutica tenha tempo de actuar ou mesmo não questionando a si próprio se os seus hábitos de vida ou temperamento, serão os mais adequados para debelar a enfermidade em questão.
Falar em terapias complementares, assunto que nos tempos correntes se encontra tão em voga, faz sentido sempre que o homem for suficientemente consciente e honesto consigo próprio para preservar a sua saúde e participar no seu próprio bem-estar físico, psíquico e espiritual.
Assim, as terapias não convencionais, complementam as técnicas utilizadas formalmente, revitalizando práticas utilizadas durante muitos anos pelos nossos ancestrais, pois o seu uso ao longo dos tempos confirmou a sua utilidade. Só fazem sentido se trabalharem em conjunto e sem estarem de costas voltadas, pois o importante continua a ser o objectivo comum: o bem-estar físico, psíquico, espiritual e social do utente.
Se analisarmos os nossos antepassados mais recentes, recordamos decerto, práticas por eles utilizadas que continham fundamento científico, embora fossem utilizadas empiricamente. Lembraremos também que a maioria dos nossos medicamentos teve como origem as espécies vegetais.
Quase se perde no tempo a prática deste tipo de terapias para o alívio de sintomatologia incómoda, sendo muito diversas as suas metodologias, tal como os praticantes que nos deixaram estes legados. Assim, neste momento, podemos escolher complementar os nossos tratamentos com práticas de acupunctura, homeopatia, massagens terapêuticas, massagens biodinâmicas, reflexologia, tai chi, fitoterapia entre outras, que possam aliviar ou abrir novos caminhos para uma melhor vivência do nosso dia a dia.
Como tudo na vida, impera o bom senso e antes de nos colocarmos à mercê de uma técnica que desconhecemos ou com a qual não temos muito a certeza de ser para nós a mais indicada, deveremos verificar a credibilidade do técnico em questão, se possível ler e informarmo-nos sobre a técnica, qual a sua finalidade e aplicabilidade principal e colocar todas as questões a fim de esclarecermos todas as nossas dúvidas, isto antes de iniciarmos qualquer sessão.

Contacte a sua Equipa de Saúde/ Centro de Saúde, pois nele encontrará sempre alguém habilitado e disponível para o ajudar/ orientar na sua escolha.

CENTRO DE SAÚDE DE EIRAS
TELF. 239499500

Sem comentários: