terça-feira, 12 de agosto de 2008

Saúde Oral




Conceição Castro, Enf. Especialista S. Pública do C.S de Eiras

Tendo em conta que o processo digestivo se inicia com a mastigação, uma nutrição adequada está intimamente relacionada com uma boa saúde oral, pois o estado da boca influencia o tipo de alimentos ingeridos e a sua transformação. Das doenças orais mais comuns, a cárie é das afecções mais frequentes em todos os grupos etários.
A cárie dentária pode definir-se como uma doença infecto – contagiosa degenerativa que destrói os dentes, e resulta da interacção de vários factores. A produção de ácidos resultantes do metabolismo das bactérias, a presença de hidratos de carbono refinados e o esmalte dentário susceptível de ser dissolvido pelos ácidos, provocam desmineralização suficiente para permitir uma penetração bacteriana no dente.
Esta patologia, segundo a DGS, (2005) constitui um dos principais problemas de saúde da população infantil e juvenil. Aos 12 anos o número de dentes cariados, perdidos ou obturados é de 2.95 (índice CPO), aos 6 anos apenas 33% das crianças não tem cárie.
O atendimento terapêutico/curativo dificilmente solucionará esta patologia. Para reduzir a sua incidência e prevalência é essencial melhorar os conhecimentos e comportamentos em saúde oral.
Para prevenir a cárie, não é necessário dispor de meios tecnológicos sofisticados, mas sim intervir eficazmente sobre os três principais factores:



- Reduzir as bactérias cariogénicas ou anular a sua capacidade fermentativa da sacarose, através duma eficaz higiene oral. Segundo a DGS, (2005) deve iniciar-se logo após a erupção do 1º dente, 2 vezes por dia após as refeições, e a quantidade de dentífrico fluoretado, deve ser idêntica ao tamanho da unha do dedo mindinho da mão da criança.
É também imprescindível na higiene oral, o uso do fio dentário, que segundo a DGS, (2005) deve iniciar-se por volta dos 8-9 anos, quando a criança começa a ter destreza manual para o manipular.

- Uma alimentação equilibrada com o consumo adequado de todos os nutrientes (proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais) nas porções recomendadas na roda dos alimentos. E a redução de açucares, bolos e sumos açucarados, especialmente fora das refeições.

- Aumentar a resistência da estrutura dentária aos agentes agressores, através da utilização de bochechos fluoretados a partir dos 6 anos e pastas dentífricas com flúor.A saúde oral constitui um grande problema de Saúde Pública, mas através de medidas simples como as descritas, é possível reduzir o aparecimento da cárie.

Sem comentários: