domingo, 10 de agosto de 2008

Acne



Inês Rosendo, Médica Interna de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde de Eiras



O acne é a doença de pele mais comum (afecta 8 em cada 10 adolescentes e jovens e pode afectar pessoas de todas as idades).

Como se forma:

O acne vulgar forma-se por causa da obstrução/entupimento de glândulas sebáceas – glândulas produtoras da gordura da pele ou sebo - que existem no corpo junto aos pêlos. Uma bactéria que vive normalmente na pele cresce no interior desta glândula obstruída e produz substâncias que levam à inflamação do local: dor, vermelhidão, calor e inchaço das borbulhas que inflamam.




Causas:

Não se sabe bem a causa exacta do acne mas pensa-se que será em parte genética.
A razão porque começa na pré-puberdade/adolescência é por ser nesta idade que começam a ser produzidas algumas hormonas que aumentam a produção do sebo/gordura. Estas hormonas também estão alteradas na gravidez.
Muitas das pessoas que têm acne mais tarde é por as suas glândulas sebáceas serem muito mais sensíveis a estas hormonas.

O que é?

O que caracteriza o acne é o aparecimento na cara, peito, ombros e costas (onde há mais glândulas sebáceas) de “pontos negros” (estes são pretos por alterações do sebo ao contactar com o ar e não devido a sujidade) e “pontos brancos”, borbulhas inflamatórias, nódulos e até quistos cheios de pus que podem levar a cicatrizes. Existem normalmente várias lesões diferentes ao mesmo tempo.
O que agrava

Há vários factores que estão provados piorar o acne em alguém que já o tem, como por exemplo, as hormonas das mulheres uns dias antes do período, a gordura nos produtos para a pele ou do ambiente de trabalho (como na cozinha), os capacetes ou mochilas ou colares ou roupas que sejam apertados, a poluição, a humidade, o stress e alguns medicamentos (como o lítio, alguns medicamentos para a epilepsia e alguns antibióticos e hormonas). Não está provado cientificamente que a comida (chocolates, gorduras) influencie o acne.

Como se trata?

Tem que se ter sempre em atenção que nenhum medicamento cura completamente o acne mas antes previne o aparecimento de novas borbulhas e melhora as que já estão presentes, evitando que se formem as cicatrizes. Estes tratamentos normalmente duram muito tempo.

Tenho acne, o que posso fazer para cuidar da minha pele?

É importante uma boa higiene da pele. Assim, deve-se lavar a cara toda todos os dias, duas vezes por dia e depois de se fazer exercício. É importante que esta lavagem seja suave e que não se esfregue agressivamente a pele da cara. Lavar o cabelo é também importante para a saúde da pele e para evitar o acne.
Não se devem espremer as borbulhas, evitando-se tocar nestas e nos pontos negros. Deve-se ter cuidado ao barbear e pode-se fazer uma limpeza de pele desde que esta seja suave.
Tente evitar os produtos para a pele e para o cabelo com gordura e evite os factores que agravam o acne como o stress, humidade, roupas apertadas e a poluição.
Se estiver a fazer tratamento para o acne é melhor evitar a exposição demasiada ao sol porque a maioria destes medicamentos levam a uma maior sensibilidade a queimaduras solares.

Importante:

Não pode esquecer que, apesar do acne ser muito comum, ele é uma doença que pode levar à formação de cicatrizes para toda a vida, que podem levar a uma baixa auto estima e até depressão. Quanto mais cedo for ao médico e quanto mais cedo começar o tratamento, menos cicatrizes terá.


Para saber mais

Consulte o seu médico de família ou dermatologista e/ou procure informação na internet nos seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acne
http://www.manualmerck.net/
http://www.mni.pt/
http://www.arsc.online.pt/

Sem comentários: