terça-feira, 26 de agosto de 2008

Primeiros Socorros





Juliana Paciência, Aluna da Especialidade de Enfermagem em Saúde Comunitária C. S. Eiras

1ºs socorros, são uma série de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de emergência, os quais, na maioria das vezes salva e/ou diminui o sofrimento do acidentado, podendo ser feitos por qualquer cidadão desde que esteja capacitado para tal e com o equipamento mínimo, mantendo a vítima viva até a chegada de atendimento médico especializado.
É essencial informar as autoridades, devendo para o efeito ser directo e preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência.
Toda a pessoa que estiver a realizar um atendimento de 1ºs socorros deve, antes de tudo, ter em atenção a sua própria segurança. O impulso de ajudar as outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconsequentes, as quais podem acabar transformando-o em mais uma vítima ou comprometer ainda mais a saúde do socorrido, provocando ainda mais lesões ou agravar as já existentes.
Existe uma manobra simples, que pode salva a vida quando um corpo estranho bloqueia a passagem de ar para os pulmões levando à asfixia, manobra essa denominada de Heimlich. Deve ser utilizada quando existem sinais de “engasgamento”, tosse, agitação e ou confusão. A vítima não consegue falar nem respirar e a sua pele, passado algum tempo, pode mudar de cor (cianose).
Deve-se abraçar a pessoa por detrás e colocar-se em posição de equilíbrio, colocando a mão em punho fechado entre as costelas e o abdómen, agarrando-a com a outra mão. Puxe a pessoa para cima na sua direcção, rápida e vigorosamente, repetindo os movimentos até que o corpo estranho seja expulso.
Esta manobra pode ser utilizada com a pessoa sentada ou deitada.
Caso se encontre sozinho e se sinta a asfixiar, tente aplicar a manobra a si mesmo ou com a ajuda do encosto de uma cadeira, de modo a que este se situe entre as costelas e o seu abdómen.
Se tiver perante um pessoa a desmaiar, então deve deita-la com a cabeça de lado e elevar as suas pernas, desapertar-lhe as roupas e mantê-la quente.
Em qualquer circunstância devemos ligar 112 e colocar a vítima em Posição Lateral de Segurança (P.L.S.), nunca dando nada a beber.
Esta posição permite uma melhor ventilação libertando as vias aéreas.
Esta manobra executa-se com a pessoa deitada, sendo que o socorrista ajoelha-se ao seu lado colocando-lhe a cabeça em hiper-extensão (para trás) e de lado, ao mesmo tempo que posiciona o braço do lado para onde se virou a cabeça, ao longo do corpo, flectindo a coxa do outro lado (contra-lateral).
As mãos do socorrista seguram no ombro e atrás do joelho oposto, rodando lentamente e em bloco o corpo, tendo sempre atenção aos movimentos torácicos, ouvindo os sons respiratórios e sentindo o ar expirado da vítima, a cada 10 segundos.
É imprescindível prudência na mobilização da pessoa / vítima, quando se ignoram os factos que desencadearam a situação, em particular se houver suspeita de lesão da coluna cervical.
NA DÚVIDA, CONTACTE O Nº 112

Sem comentários: