sábado, 19 de julho de 2008

Protecção do Cancro da Pele

Inês Rosendo, Médica Interna de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde de Eiras

Os raios solares – ultravioletas A (UVA) e ultravioletas B (UVB) – fazem mal à sua pele.
Eles levam tanto ao aparecimento de rugas, como provocam cancro da pele mesmo sem apanhar “escaldões”. Os solários têm também estes efeitos, pois usam essas mesmas radiações. São os UVB os principais causadores dos efeitos nocivos, apesar de se saber que os UVA podem causar também lesões, mas mais lentamente.
Assim, o cancro da pele tem mais tendência a aparecer em locais da pele mais expostos como a cara, pescoço, orelhas, mãos, o peito dos homens e a parte de trás das pernas das mulheres.
As pessoas que têm cabelo louro ou ruivo e têm olhos claros, que têm sardas ou muitos sinais, que se queimam facilmente pelo sol, trabalham no exterior, tiveram uma queimadura solar grave, têm pessoas na família com cancro da pele ou usam regularmente solários, têm mais risco de ter cancro da pele.
Para prevenir o cancro da pele, devemos evitar o sol (especialmente entre as 10h e as 16h, sendo que entre as 11h e as 13h são as horas mais críticas), usando roupa de tecido não muito fino e um chapéu de abas largas para proteger a cara, o nariz, os lábios, pescoço e ficando na sombra a maioria do tempo que estiver na praia. Lembre-se que as nuvens e a água não o protegem dos raios solares, podendo até tornarem-se mais prejudiciais por não se sentir tanto o calor. Deve, no início das suas férias, começar por se expor pouco tempo ao sol e ir aumentando de dia para dia esse mesmo tempo. Sempre que estiver mais exposto ao sol, deve usar protector solar com factor 15 ou mais elevado, em todos os locais da pele onde o raios solares podem chegar, incluindo as orelhas, parte posterior do pescoço e zonas de calvice.
Os bronzeadores não o protegem permanentemente da radiação.
Devemos voltar a colocar protector solar cada 2 a 3 horas, depois de transpirar ou de ter estado na água. Devemos preferir mais estar em movimento do que estar parado ao sol, afim de evitar expor as mesmas áreas a uma grande quantidade de raios solares.
Muito importante é verificar regularmente (1 vez por mês) se tem lesões suspeitas na pele e, se sim, contactar o seu médico de família, pois quanto mais cedo for detectado o cancro da pele, mais hipóteses tem de ser curado. A melhor maneira de o verificar é usando um espelho, não esquecendo a planta dos pés nem a cabeça (pode pedir ajuda a alguém).
Deve pesquisar “sinais” de aparecimento recente (depois dos 30 anos), que apresentem algum sinal de gravidade e que são apelidados de ABCDE: Assimetria (não ser igual dos dois lados), Bordo irregular (bordos difíceis de distinguir ou onduladas), Cor escura (especialmente se mudança de cor recente e se tem várias tonalidades ou cores), Diâmetro grande (se tem mais de 2cm ou cresceu rapidamente), Elevação (ter uma superfície rugosa e saliente). Outros sinais também importantes, são o facto de sangrar, ter uma ferida que não cicatriza ou que provoca dor.

Para saber mais:

http://www.dermo.pt
http://www.manualmerck.net/
http://www.arsc.pt/

Sem comentários: