segunda-feira, 7 de julho de 2008

Asma

Inês Rosendo, Médica Interna de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde de Eiras

A asma é uma doença dos pulmões.
As vias aéreas (que conduzem o ar desde o exterior até ao final dos pulmões e vice-versa) das pessoas com asma, são muito sensíveis a algumas coisas, ou porque são alérgicos a elas (alergenos) ou porque causam uma irritação (irritantes). Assim, quando entram em contacto com estes alergenos ou irritantes, as vias aéreas ficam inflamadas, incham e ficam com menos espaço para o ar passar. Ainda estreitam mais por causa dos músculos que se encontram à sua volta e porque é produzido um muco no seu interior. Dá-se, então, a chamada “crise de asma”. Os sintomas nesta situação são a falta de ar, a pieira (como um miado de gatos) e a tosse.
Para evitar ter estas crises, devemos tentar evitar os alergenos ou irritantes (pó, pólen, fumo de tabaco, pêlo de animais, exercício físico, mudanças te temperaturas, algumas comidas, perfumes, aspirina, emoções, infecções por virus etc.) quando os conhecemos e sabemos que as desencadeiam.
Para tratar estas crises há que tomar medicamentos, normalmente inalados (directamente para as vias aéreas). Os asmáticos com crises repetidas, devem tê-los sempre com eles e, por vezes até administra-los de uma forma prévia. Alguns asmáticos com crises muito frequentes, podem ter necessidade de tomar outros medicamentos diariamente para evitar tais situações, devendo ser seguidos por um médico regularmente.
Os asmáticos podem ter uma vida como todos os outros, necessitando para o efeito de algumas precauções para evitar os tais alergenos ou irritantes e devem saber controlar os seus sintomas.
A maioria das asmas iniciam-se em criança e a maioria destas não continuam para a vida adulta. Podem estar associadas a rinite alérgica e a eczema atópico, havendo normalmente um padrão hereditário considerável.
A rinite alérgica manifesta-se por uma grande sensibilidade a certos alergenos o que leva a uma resposta, desta vez na mucosa do nariz, provocando espirros seguidos, o nariz a pingar uma aguadilha incolor e sensação de nariz tapado. Esta pode ser sazonal (se só aparecer em algumas épocas do ano), perene (durante todo o ano), ou mista (se os sintomas se agravam em algumas épocas do ano mas persistem todo o ano). Pode associar-se a olhos congestionados (conjuntivite alérgica).
Se suspeitar de rinite alérgica, deve recorrer ao seu médico de família afim de eventual diagnóstico e terapêutica pois existem outros tipos de rinites que não são alérgicas...
É essencial prevenir a rinite alérgica afastando aquilo que a causa (evitar passear no campo nos meses de agravamento, ter a casa e o quarto bem limpos e sem pó, evitar os animais que causam sintomas etc.) Existem alguns medicamentos que podem ajudar a controlar as crises.
Consulte a equipa de saúde do seu Centro de Saúde.

Para saber mais:
http://www.spaic.pt/textos/?imr=9
http://www.arsc.pt/
http://www.manualmerck.net/

Sem comentários: