sábado, 19 de julho de 2008

Varizes / Derrames

António Alegre, Médico do Centro Saúde de Eiras / Director

Com a evolução da espécie humana e antes de se atingir o “Homo Sapiens” (Homem Inteligente), passámos por várias etapas, entre elas a de “Homo Erectus” (Homem de pé), pois apesar de gostar de Adão e da Eva, não os encontro na minha árvore genealógica.
Desde que tal se verificou, é lícito pensar que a doença venosa se instalou, pois está intimamente relacionada com a nossa posição vertical.
A doença ou seja “a doença venosa crónica”, (falamos necessariamente dos membros inferiores), pois existem varizes em outros locais (ex: no esófago), inclui desde pequenos derrames (telangiectasias) que não têm significado patológico mas sim estético, até aos casos mais graves (varizes e até úlceras).
Existem vários factores de risco como sejam, genéticos, hormonais (a pílula), a obesidade, a gravidez, a idade, o sexo (mais nas mulheres), os hábitos e estilos de vida, a profissão e até a própria moda, pois é sabido que a roupa apertada realça as formas e diga-se em abono da verdade, é bonito de se ver, mas compromete algumas estruturas vasculares (veias essencialmente), favorecendo o aparecimento da doença venosa.
O local normal de aparecimento desta patologia remete-nos para as pernas, com o seu
cansaço, prurido (comichão) e cãibras, sendo que no final de cada dia aquela sintomatologia se acentua.

Se algum destes sintomas surgir, fale com a sua equipa de saúde, pois uma simples avaliação, uma história clínica bem elaborada e talvez uma ecografia especial (eco-doppler), facilitam o diagnóstico, o qual deverá ser tão precoce quanto possível, determinando ou não, a necessidade de uma atitude terapêutica.
As vulgares varizes deveriam ser tratadas numa fase precoce evitando assim males maiores, havendo já quem defenda que toda e qualquer mulher após uma gravidez deveria submeter-se a um estudo da sua situação venosa.
O tratamento ser-lhe-á proposto pelo seu médico de família, podendo passar pela cirurgia convencional ou até de técnicas com laser, à esclerose (secagem), sendo que a prevenção é e será sempre a melhor opção.
Nada melhor que os exercícios físicos favorecedores do retorno venoso (natação e hidroginástica), bem como o uso regular de “meias de descanso”, (fale com o seu médico quanto às características das mesmas, pois nem todas são iguais), descansar com as pernas mais elevadas (veja telenovelas com as pernas elevadas, ou seja com o tornozelo acima da raiz das coxas), massagens, enfim, há sempre algo que se pode fazer em prol de uma saúde cada vez melhor.
Tenha em atenção que esta doença atinge cerca de 80% de toda a população, não devendo nem podendo ser considerada tão banal quanto isso.
Tenha umas boas pernas e umas pernas boas!!!

1 comentário:

Derrames e Varizes disse...

Muito bom artigo!! Fiquei esclarecida
em vários aspectos.

Obrigado